Alimentação equilibrada antes e depois das atividades físicas potencializa os resultados

Independente do objetivo que leva as pessoas à academia, a alimentação é um dos itens mais fundamentais para alcançar os resultados esperados.

Seja para ganhar ou manter massa muscular, perder gordura ou alcançar a definição, a escolha alimentar é a chave para o sucesso. Como cada pessoa possui a sua individualidade, tanto metabólica quanto de rotina, o ideal sempre é uma consulta com um especialista.

“Dietas monótonas não conseguem atender às necessidades de macro e micronutrientes fundamentais para a saúde e o desempenho esportivo. É preciso associar, por exemplo, a ingestão de frutas, verduras e legumes, que são fontes principalmente de fibras, carboidratos, vitaminas e minerais”, explica Thomas Araújo, nutricionista da Rede Alpha Fitness.

Para o cardápio do pré-treino, são indicados alimentos ricos em carboidrato, pois fornecem a energia necessária para o esforço físico. O especialista recomenda fazer escolhas que contenham baixo índice glicêmico, como pães, arroz e massas integrais, que vão liberar de forma gradual o açúcar no sangue, evitando dessa forma o pico de insulina.

Algumas outras sugestões são batata-doce, tapioca, mandioca, frutas e açaí (para quem for malhar por mais de 1h30). Já após o treino, a refeição ajuda o músculo a se recuperar e é tão importante quanto o pré-treino. Os alimentos proteicos cumprem bem essa função e por isso são bastante indicados.

Os carboidratos também devem entrar aqui, pois ajudam a recuperar o estoque de energia perdida. “Proteínas são importantes, pois são fundamentais para a recuperação e manutenção dos músculos”, afirma o nutricionista.

Um cardápio de pós-treino pode conter: pães, cereais, arroz, ovos, carnes, queijos, iogurtes com baixo teor de gordura, leguminosas, atum, peito de peru e frango. Mesmo como todas as dicas, o principal é consultar sempre um especialista em nutrição para obter um cardápio adequado à realidade de cada indivíduo, além de uma alimentação variada e colorida.

Compartilhe

Thaís Cairo

Geminiana super alegre e comunicativa, nascida em 1988 (não façam as contas, por favor! *rs), formada em Negócios Internacionais com mestrado em Administração de empresas, ambos os cursos pela UNIFACS. Hoje sou empresária e diretora financeira da Angulare, empresa de criação de sites, minha e do meu marido, o Rodrigo Jerry. Pela Angulare, prestamos também serviços de administração de redes sociais, sendo outra função exercida por mim. Em 2017 resolvi mudar e perder todos os vinte e poucos quilos que engordei da época da faculdade, 2007 até aqui. Foi em busca de qualidade de vida que criei meu projeto pessoal com a hashtag #TataFit. Desse momento em diante, com o apoio da minha mãe Kátia Cairo que me estimulou a retornar a academia e com a ajuda de toda a equipe de instrutores da Academia Triathlon, combinados a uma reeducação alimentar, foi que eu pude, ao longo de messes perder meus 20kg. Me perguntam se já alcancei meu objetivo e sempre falo que já me sinto bem melhor. No entanto, falta perder aquela barriguinha e manter o que consegui perder até então. No lado pessoal, sou uma “garota” super família, casada e mãe de três cachorros (Estrella, Tupi e Pipoca, seguindo a hierarquia das idades, da mais velha, ao mais nova). Por amar estar em contato com pessoas, resolvi criar este espaço, para trocar experiências e criar novos amigos. Então é isso, sejam bem-vindos ao meu mundo!