O melhor amigo da sua dieta! Prazer, OVO.

Sim! O ovo é considerado um dos melhores alimentos do mundo. Ele ajuda no emagrecimento e ganho de massa magra, sendo também um alimento de baixo custo e de fácil acesso.  Isso não é incrível?

Por muito tempo, o ovo ganhou fama de vilão da nossa alimentação. Muitos médicos, principalmente os cardiologistas, o abominavam pelo teor elevado de colesterol que, segundo eles, aumentaria os riscos de doenças cardiovasculares.

Sim, de fato a gema do ovo é rica em colesterol, porém estudos, conseguiram demonstrar “quebras” importantes de conceitos antigos sobre esse alimento.

Um dos estudos demonstrou a presença de uma substância chamada LECITINA na gema do ovo. Essa substância é responsável por interferir na absorção do colesterol no intestino, sendo assim impedindo altos níveis do mesmo na corrente sanguínea.

Uma quantidade pequena do nosso colesterol sanguíneo é proveniente da alimentação e que a maioria é produzida pelo próprio organismo. Essas evidências cientificas levaram as Sociedades e Associações médicas mundiais a revisarem e criarem novas diretrizes com relação ao colesterol e ao consumo de ovos.

Com isso o ovo deixa de ser visto como vilão. Sua importância se deve ao fato do ovo possuir uma lista enorme de benefícios ao organismo. A gema é uma das partes mais ricas em nutrientes do ovo, onde se concentram a maioria das vitaminas e minerais.

Rica em ferro, vitaminas do complexo B e ácido fólico, sendo uma super aliada no combate a anemia. Alguns nutrientes importantes também presentes são zinco, selênio, fósforo e vitaminas A. Outra substância presente na gema é a Colina, importante para o cérebro, coração e músculos.

Os ovos auxiliam também no crescimento dos músculos e perda de peso a partir do momento que a sua ingestão diária proporciona um aumento significativo no metabolismo. Além disso, o ovo é riquíssimo em proteína, sendo sua maior concentração na clara do que na gema.

Se tem uma fonte de proteína natural que devemos investir é na clara do ovo.  Ela é rica em albumina, proteína que possui alto valor biológico, ou seja, é altamente absorvida pelo organismo.

Ela ajuda assim, na reparação e construção da massa muscular. Nela se encontram todos os aminoácidos essenciais em quantidades adequadas. Fora isso, ajuda a manter a sensação de saciedade, levando ao emagrecimento. Vale lembrar também que a albumina é livre de lactose e de gorduras.

E aí, #partiucomerovo ?

Compartilhe

Thaís Cairo

Geminiana super alegre e comunicativa, nascida em 1988 (não façam as contas, por favor! *rs), formada em Negócios Internacionais com mestrado em Administração de empresas, ambos os cursos pela UNIFACS. Hoje sou empresária e diretora financeira da Angulare, empresa de criação de sites, minha e do meu marido, o Rodrigo Jerry. Pela Angulare, prestamos também serviços de administração de redes sociais, sendo outra função exercida por mim. Em 2017 resolvi mudar e perder todos os vinte e poucos quilos que engordei da época da faculdade, 2007 até aqui. Foi em busca de qualidade de vida que criei meu projeto pessoal com a hashtag #TataFit. Desse momento em diante, com o apoio da minha mãe Kátia Cairo que me estimulou a retornar a academia e com a ajuda de toda a equipe de instrutores da Academia Triathlon, combinados a uma reeducação alimentar, foi que eu pude, ao longo de messes perder meus 20kg. Me perguntam se já alcancei meu objetivo e sempre falo que já me sinto bem melhor. No entanto, falta perder aquela barriguinha e manter o que consegui perder até então. No lado pessoal, sou uma “garota” super família, casada e mãe de três cachorros (Estrella, Tupi e Pipoca, seguindo a hierarquia das idades, da mais velha, ao mais nova). Por amar estar em contato com pessoas, resolvi criar este espaço, para trocar experiências e criar novos amigos. Então é isso, sejam bem-vindos ao meu mundo!