‘Dietas da moda’ podem causar perigo à saúde, alerta especialista

Em busca de soluções imediatas, quase milagrosas para a conquista do corpo perfeito, muitas pessoas optam por fazer as famosas ‘dietas da moda’, por conta própria e sem a orientação de um profissional.

Essas dietas, na maioria das vezes, não respeitam a individualidade nutricional e prometem resultados rápidos com restrições alimentares que podem ser perigosos à saúde.

Cada pessoa tem uma necessidade nutricional, e adotar uma dieta da moda pode não ser seguro e ainda afetar a saúde. “Um corpo saudável está atrelado a uma dieta saudável, balanceada e diversificada, algo que não sai de moda”, esclarece o nutricionista Thomas Araújo, da equipe da Rede Alpha Fitness.

As ‘dietas da moda’ quase sempre recomendam a exclusão de algum grupo alimentar e, consequentemente, de nutrientes, o que fatalmente afeta o desempenho do organismo, que necessita de todos os nutrientes em equilíbrio para o seu adequado funcionamento. Alguns exemplos são a Zero Lactose, a GlutenFree, a LowCarb e a dos Sucos detox.

Realizar dietas de emagrecimento ou para ganho de peso, sem a devida orientação, pode causar sérias complicações para o organismo. O acompanhamento de um nutricionista é fundamental. “A exclusão e/ou a restrição de grupos alimentares da dieta afeta a saúde. O equilíbrio e a variedade são fundamentais para garantir a adequada nutrição do organismo, sem deficiências e sem excessos”, finaliza Thomas.

Compartilhe

Thaís Cairo

Geminiana super alegre e comunicativa, nascida em 1988 (não façam as contas, por favor! *rs), formada em Negócios Internacionais com mestrado em Administração de empresas, ambos os cursos pela UNIFACS. Hoje sou empresária e diretora financeira da Angulare, empresa de criação de sites, minha e do meu marido, o Rodrigo Jerry. Pela Angulare, prestamos também serviços de administração de redes sociais, sendo outra função exercida por mim. Em 2017 resolvi mudar e perder todos os vinte e poucos quilos que engordei da época da faculdade, 2007 até aqui. Foi em busca de qualidade de vida que criei meu projeto pessoal com a hashtag #TataFit. Desse momento em diante, com o apoio da minha mãe Kátia Cairo que me estimulou a retornar a academia e com a ajuda de toda a equipe de instrutores da Academia Triathlon, combinados a uma reeducação alimentar, foi que eu pude, ao longo de messes perder meus 20kg. Me perguntam se já alcancei meu objetivo e sempre falo que já me sinto bem melhor. No entanto, falta perder aquela barriguinha e manter o que consegui perder até então. No lado pessoal, sou uma “garota” super família, casada e mãe de três cachorros (Estrella, Tupi e Pipoca, seguindo a hierarquia das idades, da mais velha, ao mais nova). Por amar estar em contato com pessoas, resolvi criar este espaço, para trocar experiências e criar novos amigos. Então é isso, sejam bem-vindos ao meu mundo!